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A importância da boa limpeza em hospitais

Atualizado: 4 de jul. de 2019

Lidar com a saúde de outras pessoas exige uma responsabilidade muito grande. Nas instituições de saúde, todos os processos devem ser minimamente planejados, levando em consideração suas particularidades e exigências. O cuidado deve estar sempre presente, em todas as áreas de trabalho. E uma das partes que mais pedem por essa atenção, é a da limpeza.


A limpeza é responsável por proporcionar um ambiente seguro e saudável aos pacientes, acompanhantes e funcionários. E por mais que os estabelecimentos possam ter necessidades específicas, o cuidado com os processos de higienização deve sempre ser o mesmo.


As instituições de saúde, independente do porte, estão sempre suscetíveis a contaminações. Afinal, pessoas com saúde debilitada transitam e permanecem em seus ambientes por todos os dias. Agentes infecciosos vindos dos pacientes, ou até dos próprios funcionários, devem ser adequadamente eliminados. O único caminho para isso, é investir em uma boa limpeza!



Os agentes patológicos são microscópicos e podem proliferar-se em todos os ambientes do hospital. Com isso, 3 pontos podem ser ressaltados:


1) CUIDADO! O PERIGO É INVISÍVEL


Por serem invisíveis, a eliminação dos vírus e bactérias não possui nenhum sinal visual. Assim, o uso de produtos clandestinos ou caseiros apresentam um perigo imensurável, já que eles até podem remover as sujidades físicas e superficiais, mas não possuem poder sobre os agentes patológicos. Eles trazem uma falsa sensação de limpeza e, ao arriscar fazer esse uso, você pode perceber a ineficácia quando já for tarde demais.


Quando mal higienizado, o ambiente hospitalar pode gerar consequências em escalas estratosféricas. Mas, independente da quantidade de pessoas possivelmente afetadas, o cuidado é sempre necessário.


O índice gritante de infecções hospitalares é um exemplo claro da importância e do impacto da limpeza nas instituições de saúde. Tendo a má higienização do ambiente como uma de suas principais causas, esse acometimento é responsável pelo óbito de milhares de pacientes por ano no Brasil.



2) MINUCIOSIDADE EM TODOS OS AMBIENTES!


Limpar adequadamente todos os ambientes da sua instituição é essencial para garantir uma limpeza eficaz.

A classificação das áreas é essencial para alcançar eficácia de acordo com as diferentes necessidades de cada ambiente. Por exemplo, as áreas consideradas críticas com certeza precisarão de produtos mais potentes e possivelmente de uma frequência de limpeza maior.


Mas, apesar da classificação, frequência e dos produtos a serem utilizados, nunca se esqueça dos locais que você possa considerar imunes aos perigos da má higienização, como os que são apenas frequentados pelos funcionários. Como já foi dito, todos os ambientes devem estar no alvo da higienização e apenas assim será possível garantir uma boa limpeza.


Por mais que não sejam lugares frequentados por pacientes, se possuírem excesso de agentes infecciosos podem acabar afligindo a saúde dos funcionários, que podem acabar transmitindo para os pacientes. E, mesmo quando não afetados diretamente, eles podem atuar como “ponte” para essa contaminação, ao realizarem contato com os acompanhantes, superfícies ou com os próprios enfermos.


De forma mais prática, o radar da limpeza deve incluir desde os leitos, enxoval – incluindo as lavanderias, banheiros, termômetros de uso individual, suportes de soro aos corrimãos, elevadores, escadas, almoxarifados. Literalmente tudo deve ser devidamente higienizado.




3) BONS PRODUTOS E EQUIPAMENTOS + TREINAMENTO ADEQUADO = EXCELÊNCIA


Como dito anteriormente, os produtos de limpeza caseiros ou clandestinos não oferecem a excelência que as instituições de saúde pedem. Utilizar produtos e equipamentos adequados e que seguem as exigências dos órgãos regulamentadores é fundamental. Apenas eles vão assegurar a saúde dos seus colaboradores e pacientes, o que também vai influenciar diretamente nas receitas, gastos e popularidade da sua instituição.


De nada adianta adquirir bons produtos e equipamentos se eles não são utilizados adequadamente. Não se esqueça do treinamento de pessoal! Apenas com ele os seus funcionários saberão os devidos direcionamentos, cautelas, frequências e normas a serem seguidas. Dessa forma, erros serão evitados e a excelência será alcançada. Claro, sempre com as devidas instruções e acompanhamentos.


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Já parou para pensar como vão os processos de higienização da sua instituição de saúde? Atente-se mais e invista na sua melhoria hoje mesmo! Em caso de qualquer dúvida, pode contar com a Max Clean.

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