Administrar um estabelecimento comercial não é uma tarefa fácil. E quando o assunto é supermercados, esse trabalho é ainda mais difícil.
A ampla variedade de produtos nesses estabelecimentos, que vai de produtos de limpeza a alimentos, exige muita responsabilidade e atenção. Tudo precisa ser minimamente planejado, executado e considerado para que o local consiga prosperar e alcançar um posto de destaque e autoridade no mercado.
Para que isso ocorra, é necessário apostar em estratégias concretas que realmente agreguem valor ao negócio, sem nunca deixar de lado a saúde pública e o cuidado ambiental. Afinal, esses também são diferenciais cada vez mais valorizados pelo consumidor.
Considerando essa exigência e a elevada competitividade do mercado, é possível enxergar claramente a importância de adotar recursos que vão além de ofertas, preços atrativos e ações de marketing.
O cuidado com o ambiente físico do estabelecimento também é essencial e, infelizmente, acaba constantemente negligenciado. Essa cautela inclui a higiene e organização, que devem sempre atuar com o objetivo de conquistar o cliente à primeira vista, elevando, consequentemente, a fidelização.
A qualidade e conservação de alimentos são alguns dos fatores mais cruciais relacionados ao cenário físico dos supermercados. E a limpeza vai influenciar diretamente na concepção deles, positivamente ou negativamente.
Como você quer que o seu negócio seja notado e lembrado?
Neste texto você vai compreender como a higiene é necessária para uma adequada conservação de alimentos e sucesso dos supermercados. Entenda mais a seguir!
Entendendo a conservação de alimentos
Antes de tudo, é preciso entender que a conservação de alimentos tem o objetivo de evitar que eles sofram alterações físicas, químicas, enzimáticas e microbianas.
A conservação pode ser feita por diversos processos, como a refrigeração, o congelamento e a desidratação, e está diretamente ligada à higiene e limpeza.
Essa relação deve-se ao fato de que com um ambiente devidamente limpo, desinfetado e organizado, menores serão as chances do desenvolvimento de microrganismos e da presença de animais e seus dejetos.
Com isso, mais qualidade é proporcionada aos alimentos e à vida dos consumidores.
Como manter um supermercado devidamente limpo, desinfetado e organizado?
Uma das principais características dos supermercados é o seu elevado fluxo de pessoas, que podem ser crianças, adultos e idosos.
Lidar diariamente com essa quantidade e variedade de clientes levanta desafios, mas que podem ser encarados com mais assertividade ao apostar em uma higiene apropriada.
Tudo deve ser planejado para garantir a máxima qualidade e conservação dos alimentos, reduzindo a probabilidade de erros.
É claro que adversidades acontecem, mas o mais importante é ter estratégias para lidar com elas da melhor forma, reduzindo os seus danos.
Pense, como exemplo, nos momentos em que a procura e o fluxo de pessoas aumentam ainda mais, como no final do ano e demais datas comemorativas. Se o supermercado não estiver preparado, com um plano de higiene e limpeza pré-estabelecido que já mostre eficácia, o cenário pode ser perfeito para a ocorrência de acidentes e dores de cabeça desnecessárias.
Com tudo isso em vista, listamos 4 cuidados necessários para manter o supermercado efetivamente limpo, desinfetado e organizado, garantindo a adequada conservação de alimentos:
1) Considerar todos os setores e suas especificidades
Cada supermercado é único, tem o seu próprio funcionamento e necessidades específicas. Logo, não existe uma fórmula pronta universal cabível a todos que proporcione sucesso aos processos de higiene e organização.
Cada estabelecimento deve ter a sua própria estratégia de limpeza, que será desenvolvida a partir de suas particularidades.
É imprescindível que todos os seus ambientes sejam considerados, o que faz com que os pontos de atenção na limpeza de supermercados sejam diversos, indo dos estacionamentos aos estoques.
São variados e numerosos setores, áreas, produtos, gôndolas, prateleiras, freezers, geladeiras, fornos e superfícies, como pisos, tetos, paredes, torneiras, portas, vidros entre várias outras.
Por mais que algumas dessas áreas não abriguem alimentos, elas podem influenciá-los de forma indireta!
Os banheiros, por exemplo, são constantemente utilizados por funcionários e clientes. Se não forem devidamente higienizados, os sanitários serão transformados em pólos de proliferação e desenvolvimento de microrganismos.
Assim, após o uso, as pessoas poderão transportar vírus e bactérias para outras áreas do supermercado, como para os alimentos ao manuseá-los.
Chegando aos alimentos, principalmente aos não embalados e perecíveis, a porta para a contaminação é aberta. E o resultado disso com certeza não é nada atrativo.
Você pode chegar a perder numerosas quantidades de produtos e acabar prejudicando a saúde de diversas pessoas. Afinal, o que é adquirido no seu estabelecimento pode ser consumido lá mesmo ou nos lares e restaurantes de terceiros. O efeito pode ser dominó, criando uma corrente de contaminação e disseminação dessas informações, afetando também a imagem do seu negócio!
Além dos danos à saúde por meio dos alimentos, as enfermidades também podem ser transmitidas pelo próprio estabelecimento, por meio do ar e do contato com superfícies.
Dessa forma, também é possível perceber a importância de se garantir um ambiente devidamente arejado e iluminado. Assim, reduz-se a possibilidade de proliferação de mofos e de microrganismos, além de permitir detectar com mais facilidade a possível existência de sujidades e seres macroscópicos.
Em suma: se definitivamente todos os locais não forem adequadamente limpos e organizados, as más condições podem acabar ocasionando o transporte de microrganismos de um local para outro, chegando aos alimentos e, depois, à mesa dos consumidores. Além do perigo para a saúde dos próprios funcionários e para a imagem e sucesso do seu negócio.
2) Estabelecimento de rotinas
Para garantir a conservação de alimentos nos supermercados, é imprescindível que a limpeza, além de considerar todos os locais do estabelecimento e suas respectivas particularidades, tenha uma rotina minuciosamente planejada e seguida à risca.
De nada adianta estabelecer as necessidades de cada área e estratégias de limpeza se elas não são respeitadas no dia-a-dia. Além disso, a frequência com que a higienização é feita é extremamente importante para evitar a alteração dos alimentos.
É o planejamento da rotina que vai determinar essa frequência para cada setor e área. Ela também vai conter os produtos e equipamentos necessários para cada função, os dias, horários e funcionários encarregados. Isso tudo vai ser elaborado de acordo com o tamanho de cada espaço, fluxo de pessoas, horário de funcionamento e necessidades particulares.
Os setores que comportam alimentos em freezers e geladeiras são um ótimo exemplo para expor a importância da rotina. A refrigeração e o congelamento são alguns dos métodos de conservação de alimentos mais utilizados e atuam por meio de câmaras frigoríficas.
A baixa temperatura e circulação de ar desses refrigeradores retarda a alteração dos alimentos por desenvolvimento de microrganismos e ação enzimática. E se eles forem mal higienizados, terão a sua função prejudicada, podendo atuar como um ambiente propulsor à contaminação.
Assim, a rotina da higiene deve analisar e especificar corretamente as necessidades dos refrigeradores, considerando que cada um abriga produtos diferentes com diferentes necessidades de limpeza. As temperaturas também devem ser frequentemente monitoradas, para evitar derretimentos e perdas de produtos, o que também interfere na limpeza.
Agora considere essas especificidades englobando todos os ambientes do supermercado. Para alcançar uma higiene e limpeza de qualidade, que ajam em prol da conservação de alimentos, é imprescindível o desenvolvimento de uma rotina exímia. E mais: os gestores também precisam acompanhar de perto a sua correta aplicação.
3) Treinamento de pessoal
Ter funcionários bem treinados e direcionados é mais um fator indispensável para que o seu supermercado alcance higiene e organização de qualidade.
Os colaboradores precisam receber todas as orientações necessárias para o desenvolvimento da melhor higienização. Isso inclui salientar a importância e funções de cada processo, como as rotinas, as necessidades de cada área, o modo de uso dos produtos de limpeza, o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) e as exigências dos órgãos reguladores.
Esse direcionamento não deve se resumir aos funcionários encarregados pela limpeza. Toda a equipe deve ser constantemente lembrada e conscientizada para que o cuidado com o ambiente e com a higiene seja realmente um fator legítimo da cultura do seu supermercado.
Com todos estando cientes do funcionamento dos processos de higiene e limpeza, fica muito mais fácil de detectar e prevenir possíveis adversidades em relação à conservação de alimentos.
Uma equipe bem treinada é uma equipe prontificada e preparada para agir em todas as situações, independente da intensidade do fluxo de clientes.
4) Uso de produtos de limpeza adequados
Um supermercado que deseja alcançar e manter a excelência e o sucesso, ter um reconhecimento positivo de mercado e elevada fidelização do consumidor, precisa assegurar a qualidade em todos os seus âmbitos.
No caso da limpeza então, é preciso muita responsabilidade. Os produtos e equipamentos utilizados devem assegurar a adequada eliminação de agentes infecciosos do ambiente.
Apenas assim será possível reduzir a possibilidade de contaminação dos alimentos, garantir a funcionalidade dos métodos de conservação adotados e agir em prol da saúde dos funcionários e clientes. E a única forma de certificar isso é fugindo de produtos caseiros e clandestinos. Eles não apresentam eficácia comprovada e podem colocar o seu negócio em risco!
Os produtos de limpeza profissional são a melhor escolha para o seu supermercado. Eles são autorizados pelos órgãos reguladores e fiscalizadores. Portanto, apresentam ação certeira contra agentes infecciosos, sempre quando utilizados nas quantidades e diluições adequadas; colaboram para a saúde dos funcionários e clientes; e possuem embalagens que facilitam o manuseio.
Profissionalizando a limpeza do seu supermercado, você certifica a melhor higiene para o seu estabelecimento. Melhora-se a conservação de alimentos, a produtividade e disposição dos funcionários, a saúde dos colaboradores e da clientela, e o reconhecimento e popularidade do seu negócio no mercado!
Conte com a Max Clean!
Esperamos ter te ajudado a compreender a importância de uma boa higiene para a conservação de alimentos e sucesso do seu supermercado.
E mais uma vez perguntamos: como você quer que o seu estabelecimento seja lembrado?
A Max Clean é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar em qualquer assunto relacionado à higiene do seu negócio. Se você deseja aprimorar os seus processos de limpeza, fale agora mesmo com um dos nossos consultores.
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