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Higiene em restaurantes: como aplicar no seu negócio!



Todos os dias, em todo o Brasil, milhões de brasileiros saem de suas casas rumo ao trabalho. O dia começa cedo e o enredo a gente conhece bem: trânsito, reunião atrás de reunião, uma correria sem fim. Imersos e focados em suas rotinas de trabalho, grande parte dessas pessoas não têm tempo para fazer suas marmitas e nem almoçar em casa. A mesma situação acontece no período da noite. Por cansaço ou comodidade, muitos brasileiros optam por não cozinhar em suas casas.

Então, qual a melhor opção para se alimentar bem? Almoçar e jantar fora ou utilizar os aplicativos de delivery para pedir suas refeições.


Diante esse cenário cada vez mais comum, o seu restaurante precisa estar preparado para atender os clientes da melhor maneira possível. O sabor da comida precisa ser incrível, o atendimento de primeira, as opções precisam ser variadas e a higiene precisa ser I-M-P-E-C-Á-V-E-L, obrigatoriamente.




O caso “Pé de Fava”


Você deve se lembrar da situação desconfortável que ocorreu no restaurante Pé de Fava, em Guarulhos - SP. Na ocasião, o proprietário e chef de cozinha Fábio Lima desligava o freezer onde guardava carnes durante o dia, com a intenção de economizar energia.

O fato veio ar no dia 27 de agosto, em um dos episódios do reality show Pesadelo na Cozinha, comandado pelo renomado chef Erick Jacquin no qual Fábio Lima era um dos participantes. Ao vivo, Jacquin perdeu as estribeiras com o participante, com direito a gritos e até ânsia de vômito. Exemplos à parte, o fato é que situações como essa não devem acontecer em hipótese em alguma no seu estabelecimento.

A falta de higiene e cuidado, prejudicam a imagem do seu restaurante mas também, o mais importante, afetam a saúde dos clientes. Quantas pessoas passam mal por infecções alimentares? Qual a parcela de culpa nos restauranteS? Para não cair em nenhum cilada, preparamos um breve dossiê para você manter o seu restaurante do jeito que deve ser: limpo, organizado, livre de qualquer bactéria ou malefício para seus clientes.


Limpeza diária


Todos os dias quando acorda, você escova os dentes, toma aquele banho e realiza sua higiene pessoal, não é mesmo? Uma rotina de cuidado básica, porém, indispensável para o seu bem-estar. Com o seu restaurante, o bom hábito deve permanecer.

Para começar, é importante manter um plano de ação bem organizado.

  • Horário de limpeza definidos

  • Tipo de procedimentos estabelecidos

  • Frequência, qualidade de produtos e qual a função de cada um para cada lugar.



E por falar em qualidade….


É imprescindível lembrar que os produtos de limpeza profissionais são infinitamente mais eficazes que os produtos encontrados nas prateleiras de supermercado. Essa afirmação vem de vários fatores, dentre eles, duração dos produtos, sustentabilidade, economia e bem- estar de todas as pessoas que trabalham diretamente com os produtos e também, das pessoas que frequentam o seu estabelecimento: Você, os funcionários e clientes. OK! Agora, vamos explicar com detalhes.


Duração dos produtos e economia: Por serem mais concentrados, os produtos de limpeza profissional possuem um tempo de vida de alta duração e desta forma, são mais econômicos.

Sustentabilidade: Ao contrário dos produtos comuns de limpeza, os profissionais não contém ingredientes tóxicos ao meio ambiente em sua composição. Procure pelo selo verde e encontre os produtos com a bandeira desenvolvimento sustentável.

Bem-estar: Ao manusear os produtos a equipe de limpeza, você, seus funcionários e clientes, ficam expostos a diversos componentes desconhecidos e, muitas vezes, maléficos a saúde. Entretanto, ao utilizar os produtos profissionais de limpeza, esse risco deixa de existir e todos podem ficar tranquilos e também, saudáveis.


Métodos de conservação


Outro ponto importante é o armazenamento e manuseio de alimentos. Como dito acima, é preciso ter muito cuidado para conservar comidas. Cada alimento gosta de uma temperatura e, sendo assim, os métodos de conservação são diferentes.

Por exemplo, carnes devem estar sempre congeladas e folhas, bem lavadas e vedadas em potes para não murcharem. Arroz, feijão, legumes ao vapor como brócolis e couve-flor azedam facilmente. Sendo assim, devem ser consumidos rapidamente, de preferência no dia. Fique atento e não pise na bola. Um alimento mal conservado pode acumular bactérias, fungos e, assim, causar uma infecção alimentar em quem os ingere.


Equipe em sintonia:


Para o prato ficar perfeito, é preciso ter harmonia de sabores. Para os chefs e assistentes de cozinha se darem bem, é preciso organização. E, para a equipe da limpeza estar em sincronia com o ambiente, é preciso treinamento. Sendo assim, para orientar você e sua equipe de forma correta e eficaz, o ideal é procurar uma empresa que oferece produtos de limpeza profissional e também monitoria de limpeza. Essa união é sinônimo de sucesso e com ela, seu restaurante estará sempre seguro, pronto para oferecer o melhor aos seus clientes.


Não esqueça de nenhum lugar


Quando o assunto é higiene, todo lugar é importante. Piso, mesas, talheres, cozinha, pratos, panelas, banheiros, área interna, área externa, tudo. Cada cantinho, sem exceção, merece um olhar cuidadoso e uma limpeza profissional caprichada.


Conte com a Max Clean!

A MaxClean é especialista em limpeza profissional. Trabalhamos com produtos de qualidade e oferecemos treinamento especializado para empresas. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de restaurantes, fale com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar você.

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