Já parou para pensar quantas histórias se passam dentro de um hospital? Quantas vidas são salvas todos os dias? Quantos vínculos formados entre médicos, enfermeiros, pacientes e toda equipe. Pois bem! Clínicas, hospitais e laboratórios lidam diariamente com a saúde das pessoas, e também com riscos e desafios variados.
Pense conosco, nestes ambientes, profissionais e pacientes estão expostos a bactérias, vírus diversos, ameaças químicas e até mesmo acidentes por objetos perfurocortantes. Desta forma, para reduzir os riscos e danos à saúde, é preciso ter uma equipe de especialistas bem treinada, produtos de limpeza profissional adequados para cada parte do ambiente, maquinário de primeira, e planos de organização e limpeza muito bem estruturados.
A rotina de limpeza
Quando falamos em planos de organização e limpeza, queremos dizer que existem etapas dentro de cada um deles, e todas elas devem ser rigorosamente seguidas, todos os dias. No caso da rotina de limpeza, por exemplo, o processo é rigoroso e minucioso. Veja só:
Limpeza: remoção de sujidades e resíduos visíveis do ambiente. Nos hospitais, indica-se que seja feita com mops ou maquinários específicos (nunca com vassouras!); São higienizados pisos, banheiros, superfícies horizontais de equipamentos e mobiliários. Nessa etapa, é também realizada a reposição de materiais (como sabonete líquido, papel higiênico e papel toalha) e a coleta de lixo, de acordo com sua classificação. Em salas cirúrgicas, a limpeza concorrente é realizada imediatamente após cada cirurgia.
Desinfecção: elimina as sujidades microscópicas e nocivas à saúde, como bactérias e vírus. É realizada com desinfetantes, álcool ou outros produtos, dependendo das circunstâncias e exigências de cada local.
Esterilização: também elimina sujidades microscópicas, mas é eficaz contra uma quantidade maior de microrganismos. É feita por meio da autoclave, um equipamento que comporta utensílios reutilizáveis de pequeno e médio porte.
Vale lembrar, que para executar todos os passos com excelência, é preciso estudar as necessidades de cada área. O hall de entrada tem detalhes diferentes da sala de cirurgia. As exigências das salas cirúrgicas não são as mesmas do quarto da mãe e do bebê. O banheiro é um local com alto índice de bactérias, diferente dos corredores e assim sucessivamente. É o que chamamos de áreas críticas, semicríticas e não críticas. Pois bem, então vamos a cada delas:
Críticas: São áreas com alto risco de infecção, como por exemplo pronto socorro, complexo cirúrgico, UTI, isolamentos.
Semicríticas: Nesses locais, o risco de infecção é considerado médio. É o caso de quartos e enfermarias.
Não críticas: Aqui, estamos nos referindo a ambientes com baixo risco de infecção como recepção, administração e corredor de acesso.
Porém, mesmo com esse conhecimento é importante ressaltar que, para a higiene hospitalar ser eficaz, é ter cuidados meticulosos com todos os ambientes, independente da sua classificação.
Por exemplo, almoxarifados e setores administrativos são considerados áreas não críticas, mas quem transita por esses lugares também pode ir para as áreas mais críticas, causando o transporte de microrganismos. Corrimões, maçanetas, mesas, cadeiras, tetos, pisos, paredes, recipientes, instrumentos cirúrgicos e equipamentos, enfim. Tudo deve estar devidamente limpo, desinfetados e caso necessário, esterilizado.
Quais produtos devem ser utilizados para realizar a rotina de limpeza
É fundamental lembrar que os produtos de limpeza profissionais são infinitamente mais eficazes que os produtos encontrados nas prateleiras de supermercado. Essa afirmação vem de vários fatores, dentre eles, duração dos produtos, sustentabilidade, economia e bem- estar de todas as pessoas que trabalham diretamente com os produtos e também, das pessoas que frequentam o seu estabelecimento: Você, os funcionários e pacientes. OK! Agora, vamos explicar com detalhes.
Duração dos produtos e economia: Por serem mais concentrados, os produtos de limpeza profissional possuem um tempo de vida de alta duração e desta forma, são mais econômicos.
Sustentabilidade: Ao contrário dos produtos comuns de limpeza, os profissionais não contém ingredientes tóxicos ao meio ambiente em sua composição. Procure pelo selo verde e encontre os produtos com a bandeira desenvolvimento sustentável.
Bem-estar: Ao manusear os produtos a equipe de limpeza, você, seus funcionários e clientes, ficam expostos a diversos componentes desconhecidos e, muitas vezes, maléficos a saúde. Entretanto, ao utilizar os produtos profissionais de limpeza, esse risco deixa de existir e todos podem ficar tranquilos e também, saudáveis.
Maquinário e treinamento
A limpeza profissional vai além dos produtos de limpeza em si. Ela também abrange os maquinários primorosos. Aliados da economia, os equipamentos aproveitam ao máximo toda a qualidade que os produtos de limpeza oferecem, reduzindo assim o desperdício. Outro ponto positivo é a produtividade. Os maquinários possibilitam mais eficácia e facilidade aos processos, contribuindo assim para o bem-estar e redução da carga horária dos funcionários.
O treinamento da equipe de limpeza também é extremamente importante para uma higiene eficaz e que preserve o ambiente de saúde. Para um resultado formidável, os funcionários encarregados da função devem receber uma consultoria de limpeza, com as instruções necessárias e precisas.
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