Entenda por que o depósito de materiais de limpeza é fundamental para garantir eficiência de processos e organização otimizada em sua empresa. Leia Mais.
Conhecido como DML, o Depósito de Material para Limpeza é um espaço destinado para guardar equipamentos, produtos, ferramentas e demais itens de higiene, sendo o primeiro passo para deixar tudo organizado e garantir um bom trabalho no dia a dia.
Enquanto que, para algumas empresas, ele pode ser somente um agregado, para outras, como hospitais, farmácias, clínicas e consultórios, ele é obrigatório. O motivo? Simples, assegura maior profissionalização, qualidade e eficiência na higienização dos locais.
Ou seja: mesmo não sendo um dever implantá-lo, ele garante bons resultados na área da limpeza.
Quer saber mais sobre esse espaço? Continue aqui, vamos listar a importância da sua implementação, como organizá-lo da melhor forma e os certificados necessários para garantir maior qualidade na rotina do seu negócio.
Qual é a importância do depósito de material de limpeza?
Um espaço destinado para armazenamento de produtos de limpeza, organizado e identificado, auxilia na prevenção de acidentes e na manutenção de saúde das pessoas que passam pelos locais corporativos.
Essa sala, com a organização dos itens, também evita desperdícios e problemas como vencimento de produtos e falta no estoque, uma vez que tudo fica mais visível, além, é claro, de garantir qualidade e produtividade no trabalho.
Outros benefícios que demonstram a importância do DML:
Redução de riscos;
Otimização de espaço;
Maior segurança.
Como organizar um depósito de limpeza?
Deixar esse espaço organizado pode ser mais simples do que parece e isso facilita muito o acesso a EPIs, produtos e ferramentas, como baldes, panos e vassouras.
Confira algumas dicas para realizar esse processo:
Lembre-se de evitar o vencimento de produtos. Para isso, sempre ajuste os que chegam primeiro ao estoque. Uma boa ideia é etiquetar todos (desinfetantes, detergentes, multiuso, etc.) com informação de data de entrada e prazo de validade. Assim, os antigos são utilizados antes e não haverá desperdício;
Utilize planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que sinalizem os materiais com nome, utilização e data de vencimento;
Aloque os mais pesados na parte mais baixa para evitar acidentes, quedas e outros danos e facilitar o manuseio, bem como os mais leves em espaços mais altos;
Deixe os químicos perigosos longe um dos outros, para não misturar os agentes e causar uma mistura tóxica próximo às pessoas.
Saiba mais sobre FISPQs, o registro de produtos
As Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs) controlam os produtos. São elas que garantem que os itens sejam registrados devidamente em órgãos responsáveis e tenham certificação de qualidade de uso.
Neste caso, o seu DML deve armazenar produtos com as FISPQs, estando sempre visíveis para todos, especialmente a órgãos fiscalizadores.
Entenda sobre o POP, documento com as diretrizes operacionais
O documento de diretrizes operacionais conhecido como POP é fundamental para todo e qualquer Depósito de Material de Limpeza. Por isso, se você ainda não o tem, é necessário realizá-lo.
Nele, devem constar as seguintes informações:
Nome do procedimento
Local da aplicação
Responsável pela tarefa
Responsável pela elaboração do POP
Materiais envolvidos nos procedimentos
Descrição do passo a passo dos procedimentos
Conte com a consultoria gratuita da MaxClean
Nós podemos ajudar você a tornar os processos de limpeza e higienização da sua empresa mais eficientes e seguros, auxiliando a organizar até mesmo o DML de maneira eficaz e satisfatória.
Contamos com um programa gratuito de consultoria em limpeza profissional. Dessa forma, você terá à disposição um de nossos consultores para entender, analisar e sugerir ações voltadas à limpeza profissional, com o melhor custo-benefício do mercado.
Clique aqui e agende seu atendimento especializado agora mesmo!