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Saiba tudo sobre as normas de limpeza empresarial


Seguir as normas de limpeza empresarial é essencial para evitar sanções e preservar a saúde da equipe e dos clientes. Descubra mais sobre essas regras!


Realizar a higienização correta nos ambientes de trabalho vai além de contar com produtos e técnicas eficientes. A única forma de garantir a segurança sanitária é seguindo à risca as normas de limpeza empresarial, criadas para orientar a melhor maneira de realizar cada processo.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem estipula essas regulamentações. A instituição que não estiver enquadrada sofrerá consequências legais e pode até mesmo ser impedida de atuar. Para se proteger disso, confira o material que preparamos sobre as normas de limpeza.


Boa leitura!


O que a Anvisa diz sobre a limpeza empresarial?

A Anvisa não possui um conjunto de normas específicas sobre limpeza empresarial, mas sim regras para cada segmento. A função da agência é, além de regulamentar, monitorar e fiscalizar as práticas e os processos de higiene em todo o tipo de organização no país.


As instituições que não estão adequadas aos padrões da Anvisa colocam em risco a saúde dos seus clientes e funcionários e podem sofrer sanções, como multas e o impedimento do seu trabalho.


Como são as normas de serviços de limpeza empresarial?

Como já falamos, elas variam de acordo com o ramo de atuação. Mas, sempre têm os mesmos objetivos:

  • Oferecer segurança sanitária e do trabalho;

  • Gerar um ambiente agradável para o público e a equipe;

  • Otimizar os processos da empresa.

O ideal é que cada empreendimento crie o seu procedimento operacional padrão (POP), baseado nas regras da Anvisa, sistematizando todas as orientações e tarefas que devem ser feitas para manter a higiene empresarial.


Algumas normas comuns, que aparecem nas regulamentações de diversos segmentos, são:

  • Usar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) para cada ação;

  • Ter lixeiras adequadas nos locais de necessidade e retirar o lixo todos os dias;

  • Incentivar e oferecer insumos para a higienização das mãos;

  • Separar um local próprio para as refeições;

  • Utilizar apenas produtos e equipamentos de limpeza certificados pela Anvisa;

  • Higienizar os postos de trabalho com frequência;

  • Realizar a desinfecção em banheiros, cozinhas, refeitórios e ambientes com alto fluxo de pessoas.

Informe-se sobre a legislação para o seu tipo de atividade e, caso a sua empresa não esteja de acordo, priorize a adequação às normas. Só assim é possível se proteger das consequências legais e preservar a saúde de quem está ao seu lado, tanto dos funcionários, quanto dos clientes.


Conte com profissionais especializados para isso

Os nossos consultores estão à disposição para auxiliar na adequação às normas da Anvisa. Fale conosco e descubra como podemos ajudar você nessa tarefa!


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