Seguir as normas de limpeza empresarial é essencial para evitar sanções e preservar a saúde da equipe e dos clientes. Descubra mais sobre essas regras!
Realizar a higienização correta nos ambientes de trabalho vai além de contar com produtos e técnicas eficientes. A única forma de garantir a segurança sanitária é seguindo à risca as normas de limpeza empresarial, criadas para orientar a melhor maneira de realizar cada processo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem estipula essas regulamentações. A instituição que não estiver enquadrada sofrerá consequências legais e pode até mesmo ser impedida de atuar. Para se proteger disso, confira o material que preparamos sobre as normas de limpeza.
Boa leitura!
O que a Anvisa diz sobre a limpeza empresarial?
A Anvisa não possui um conjunto de normas específicas sobre limpeza empresarial, mas sim regras para cada segmento. A função da agência é, além de regulamentar, monitorar e fiscalizar as práticas e os processos de higiene em todo o tipo de organização no país.
As instituições que não estão adequadas aos padrões da Anvisa colocam em risco a saúde dos seus clientes e funcionários e podem sofrer sanções, como multas e o impedimento do seu trabalho.
Como são as normas de serviços de limpeza empresarial?
Como já falamos, elas variam de acordo com o ramo de atuação. Mas, sempre têm os mesmos objetivos:
Oferecer segurança sanitária e do trabalho;
Gerar um ambiente agradável para o público e a equipe;
Otimizar os processos da empresa.
O ideal é que cada empreendimento crie o seu procedimento operacional padrão (POP), baseado nas regras da Anvisa, sistematizando todas as orientações e tarefas que devem ser feitas para manter a higiene empresarial.
Algumas normas comuns, que aparecem nas regulamentações de diversos segmentos, são:
Usar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) para cada ação;
Ter lixeiras adequadas nos locais de necessidade e retirar o lixo todos os dias;
Incentivar e oferecer insumos para a higienização das mãos;
Separar um local próprio para as refeições;
Utilizar apenas produtos e equipamentos de limpeza certificados pela Anvisa;
Higienizar os postos de trabalho com frequência;
Realizar a desinfecção em banheiros, cozinhas, refeitórios e ambientes com alto fluxo de pessoas.
Informe-se sobre a legislação para o seu tipo de atividade e, caso a sua empresa não esteja de acordo, priorize a adequação às normas. Só assim é possível se proteger das consequências legais e preservar a saúde de quem está ao seu lado, tanto dos funcionários, quanto dos clientes.
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